Soluções de armazenamento de energia da PHB Solar

Publicado em 11 de May, 2021

Com o aprimoramento de novas tecnologias de armazenamento, o aumento na escala de produção de baterias e a necessidade de atendimento de novos serviços, devido por exemplo à expansão do uso de fontes de energias renováveis de geração intermitente, soluções com sistemas de armazenamento de energia são cada ano mais competitivos.

A PHB Solar enxergou este panorama há uns anos atrás e participa em projetos de pesquisa para desenvolvimento de baterias de Lítio-íon no Brasil e soluções de armazenamento em container.
Nosso sistema de armazenamento de energia em container (chamado de ESS – Energy storage system, por suas siglas em inglês) foi desenvolvido para atender diversos  sistemas conectados à rede antes do ponto de medição (behind-the-meter) como depois (front-the-meter) e para sistemas isolados (off grid).

Em locais sem conexão à rede, é possível a implementação de microrredes de energia, que podem ser formadas por diversos tipos de geradores (diesel, fotovoltaico, eólico, PCH, etc.) e acumuladores de energia em baterias. Atualmente no Brasil ainda existem muitos locais que cumprem estas características e que representam um grande mercado potencial. Comunidades rurais podem ser beneficiadas com a implementação deste tipo de sistemas e de internet permitindo que crianças acessem a conteúdos educativos de melhor qualidade através de EAD ou que um médico auxilie remotamente a um enfermeiro.

Aplicações atrás do medidor (behind the meter) podem ser aproveitadas por usuários industriais, comerciais e até residenciais para um gerenciamento melhor da energia e potência utilizadas nas suas UCs. As aplicações mais importantes são autoconsumo local, Peak shaving, Energy time shift e backup.

O autoconsumo local é dado quando a UC pode gerar a totalidade ou parte da energia consumida através de uma fonte intermitente da sua propriedade. O excedente de energia gerado durante o horário de geração é armazenado para sua posterior utilização.

O Peak shaving é importante para consumidores que precisam reduzir a quantidade de energia consumida em um determinado período de tempo para evitar um pico de consumo. Um exemplo disto, clientes do grupo A que são obrigados a contratar uma demanda elevada só para atender eventuais picos com o risco de pagar penalidades se ultrapassarem este valor.

Energy time shift é uma aplicação interessante para clientes que tem que pagar postos horários. O uso de baterias permitiria que o excedente da energia não consumida durante o um posto horário seja armazenado para sua posterior utilização em postos horários com uma tarifa maior.

Finalmente a aplicação de backup é interessante em locais onde o fornecimento de eletricidade não é confiável. Isto é importante tanto para industrias como para serviços essenciais onde a falta de um sistema de backup pode acarretar grandes perdas econômicas.

Já pra grandes usinas com fontes intermitentes o destaque são as aplicações depois do medidor (after the meter) permitindo a possibilidade de fazer o descasamento entre a oferta e a demanda e de oferecer serviços ancilares para rede elétrica além de diminuir a incerteza de fornecimento de energia.

Soluções de armazenamento de energia da PHB Solar

Características técnicas

O ESS da PHB Solar possui dois componentes principais: O PCS (Power Conversion System) e o Banco de Baterias. Além disso, é equipado com sistema de segurança patrimonial (câmeras e alarme), sistema de combate a incêndios, sistema de climatização e sistema de controle e monitoramento local e remoto (EMS – Energy Management System).

O sistema é composto por bancos de baterias de lítio-íon (LiFePO4 – Lítio-Ferro-Fosfato), com sistema de gerenciamento de bateria (BMS – Battery Management System) cuja função é monitorar cada célula do banco, visando garantir a operação segura do sistema, respeitando os limites de tensão, corrente e temperatura. Outras tecnologias de baterias, como chumbo-ácido, podem ser utilizadas de acordo com as necessidades específicas de cada projeto de ESS.

Nosso ESS é fornecido em containers com dimensões de 10, 20 ou 40 pés. Cada container pode ser dimensionado com capacidade de armazenamento na faixa entre 52 kWh até 3,3 MWh, potência entre 50 kVA até 2 MVA.

Vantagens

Posts relacionados

Comercial

Plataforma PHB Solar 2.0

Agilize suas vendas com a plataforma mais flexível do mercado! A PHB Solar, mantendo sua tradição em qualidade, tecnologia e inovação, desenvolveu sua plataforma PHB Solar 2.0  que complementa o sistema atual de vendas via vendedor. A nova plataforma permite que o parceiro PHB Solar gere

11 de May, 2021 Leia Mais >
Artigos

Engenharia da PHB Solar

A PHB é uma empresa com 36 anos de operação, cujo DNA é a constante inovação e desenvolvimento tecnológico de produtos com a mais alta qualidade para os setores de eletrônica, telecomunicações e energia solar.  Com esse intuito, a engenharia da PHB Solar tem um dos corpos técnicos ma

11 de May, 2021 Leia Mais >
Entrevista

Entrevista com Pedro Bet, representante da PHB Solar

RBS MAGAZINE: A PHB vem inovando a cada dia no setor energético brasileiro. De onde vem este “DNA” forte em inovação e tecnologia? A PHB tem 36 anos de operação, em todo este período, acompanhou as tendências do mercado para criar produtos, sempre visando a qualidade. A PH

11 de May, 2021 Leia Mais >
Comercial

Estruturas de fixação premium da PHB Solar

A PHB Solar é uma empresa 100% nacional, com pioneirismo e competência tecnológica para desenvolvimento de soluções completas para a Geração Distribuída. Nossa estrutura de fixação premium é parte desta solução, mantendo o alto padrão de qualidade de todos os componentes de nossos kits

11 de May, 2021 Leia Mais >