Valor dos equipamentos de energia solar cai 30%

Valor dos equipamentos de energia solar cai 30%

As altas tarifas das distribuidoras de energia elétrica e a crescente procura por energia limpa e sustentável aumentaram o interesse do brasileiro em gerar sua própria energia. Esse fato contribuiu para que, no último ano, o valor de projetos de geração distribuída de energia solar e dos equipamentos de instalação tivessem uma queda significativa no mercado nacional.

Outro fator que contribuiu para este expressivo declínio foi a expansão da oferta dos painéis fotovoltaicos pelo mercado chinês, que hoje produz 80% dos painéis solares do mundo. Isso fez com que, em 2018, os preços dos equipamentos despencassem em aproximadamente 30%. Além disso, os novos modelos de negócios, como o de venda direta de sistemas solares, ajudaram a despertar o interesse de investidores públicos, privados e de consumidores na geração desse tipo de energia.

No modelo de venda direta, o cliente final paga o equipamento e o serviço de instalação para a empresa instaladora. A vantagem desse sistema é que não ocorre tributação dupla do equipamento e permite que as empresas instaladoras trabalhem com um estoque menor, sem a necessidade de grandes quantidades para garantir preços melhores.

Na mesma tendência, o serviço de instalação teve redução de cerca de 40% e a previsão é que continue caindo, fazendo com que o retorno financeiro do investimento em energia solar seja de 20% a 30% ao ano, patamares melhores do que investimentos oferecidos à população, como fundos de renda fixa ou caderneta de poupança. O uso da radiação solar para alimentar geradores em residências e empresas também pode ser uma excelente alternativa para reduzir gastos a médio prazo.

Para se ter uma ideia do aumento da procura por energia solar, o interesse do consumidor em sistemas fotovoltaicos dobrou nos últimos 12 meses e, dessa forma, o número de instalações cresceu consideravelmente, o que contribuiu para a relevante queda dos preços.


Sol para todos

Um crescimento gigantesco é esperado para os próximos anos na geração de energia solar, que hoje representa apenas 1% da matriz elétrica brasileira. Em 2012, havia apenas uma instalação de energia fotovoltaica ligada ao sistema, agora somam de 40 mil a 50 mil ligações. A boa notícia é que nos próximos cinco a dez anos, a expectativa é chegar a um milhão.

A probabilidade é de que em 2050 cerca de 40% da capacidade instalada mundial de energia elétrica seja proveniente da fonte solar. Hoje, esse percentual é algo em torno de 1% a 2%, apenas. No Brasil, a geração distribuída também tem muito espaço para se desenvolver já que representa, no momento, menos de 0,01%, da demanda local.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2040, a fonte solar deve alcançar cerca de 126 mil megawatt (MW), conquistando o posto de primeira fonte no ranking da matriz, com 32% de participação, superando a hidrelétrica, que terá 29%.

Um sistema de geração solar fotovoltaica pode ser instalado em qualquer casa ou prédio, seja residencial, comercial ou industrial, de baixa ou alta tensão. Basta ter espaço para a instalação dos painéis. Como alternativa, onde não houver espaço físico pode ser adotada a gestão compartilhada, no qual um grupo de investidores pode instalar o sistema em outro local, desde que atendido pela mesma distribuidora de energia. Cada um receberá os créditos equivalentes à energia gerada em suas contas de luz. O sistema gera energia mesmo sem sol, porque funciona pela radiação.

A energia solar também contribui para diminuir o efeito estufa e preservar o meio ambiente. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que a cada kilowatt (kW) gerado, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica deixa de emitir 81 gramas de CO2 na atmosfera.

Quer saber mais sobre as melhores soluções tecnológicas para aderir ao uso de energia solar? Conheça agora mesmo a PHB Solar.

 

PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis.

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php