Vale a pena ser um instalador fotovoltaico

Vale a pena ser um instalador fotovoltaico

O Brasil recebe irradiação do sol o ano todo. Por isso, cada vez mais, a energia solar segue em expansão no país, aumentando a geração de energia limpa e sustentável, e ajudando a complementar a matriz elétrica brasileira. Só no ano passado, esse setor teve recorde de investimentos: 18% maior do que em 2016 e recebeu mais recursos do que qualquer outro tipo de fonte energética, segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para se ter uma ideia, em 2017, a capacidade instalada de energia solar deu um salto impressionante: 4.470% em apenas um ano. Passou de 21 megawatts para perto do primeiro gigawatt (GW). Esse número, porém, deve ser visto com moderação. A energia solar tem muito a crescer no sistema nacional de geração, representa apenas 0,6% da potência instalada no Brasil.

Em 2016, o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  O crescimento acentuado ocorreu principalmente em residências (80%). Para 2024, o órgão prevê que serão 887 mil unidades consumidoras que receberão créditos dessa energia, totalizando uma potência instalada de aproximadamente 3,2 GW.

O sol continua a brilhar no ano que vem. Em 2019, a expectativa de crescimento é de 300%. Além disso, estimativas do governo apontam que este segmento deve movimentar cerca de U$ 100 bi até 2040.


Expansão da energia solar

A ascensão do mercado de energia solar no país é impulsionada por dois motivos principais: a redução de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos 10 anos e o forte aumento do preço da energia elétrica, que desde 2012 acumula alta de 499%, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.

O setor de geração distribuída de energia solar foi regulamentado no Brasil em 2012. E nos últimos dois anos, a quantidade de geradores de energia solar chegou a triplicar. A expectativa é que o mercado brasileiro cresça significativamente, devido à redução dos custos dos equipamentos e aumento constante do preço da energia elétrica. Esse resultado significa a possibilidade de grande redução no valor da conta de luz.

A maior parte das instalações brasileiras é em residências, mas com as facilidades de financiamentos previstas no mercado, em curto prazo as indústrias e o comércio em geral vão poder se beneficiar da energia solar.

Para atender a toda essa demanda, a PHB Solar se especializou no fornecimento de Sistemas Fotovoltaicos Completos para a geração de energia e conexão à rede. Disponibiliza sistemas de todas as capacidades para atender plantas de pequeno a grande porte, além de uma equipe técnica e de engenharia para apoiar totalmente seus parceiros na implantação do sistema.

Mercado de trabalho promissor

Junto com esse panorama promissor, grandes oportunidades como instalador fotovoltaico surgem no mercado de trabalho.

Dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) revelam que o setor de energia renovável criou mais de 500 mil novas vagas de empregos em todo o mundo em 2017, um aumento de 5,3% comparado ao ano anterior.

Segundo o órgão, o ramo de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador entre as tecnologias de energia renovável e é responsável por cerca de 3,4 milhões de empregos, quase 9% a partir do ano de 2016, com o crescimento do número de instalações.

No Brasil, já são mais de 45 mil sistemas fotovoltaicos instalados no país e a previsão é de que até 2024 surjam 1,2 milhões em todo território nacional. Essa tecnologia requer um conhecimento específico do profissional, devido ao seu alto grau de particularidades, o que exige qualificação na área.

É essencial que os instaladores se capacitem para compreender e aplicar as boas práticas de instalação exigidas pelo mercado. Essas práticas têm o objetivo de garantir tanto a segurança do instalador quanto da instalação realizada.

Os instaladores fotovoltaicos colocam, implementam e mantêm painéis solares, que convertem os raios do sol em energia, nos telhados de casas, indústrias ou outros edifícios, sempre seguindo as normas vigentes no país.

Deseja ingressar nessa carreira tão promissora? Conheça já o curso de inversores fotovoltaicos da PHB Solar.


PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis.

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php28