Energia renovável gera mais de 10 milhões de empregos no mundo

Energia renovável gera mais de 10 milhões de empregos no mundo

A energia renovável, produzida a partir de recursos naturais, empregou 10,3 milhões de pessoas no mundo em 2017. Foram criadas mais de 500 mil novas vagas de trabalho, um aumento de 5,3% em relação a 2016. Entraram no cálculo fontes como energia solar fotovoltaica, energia solar por aquecimento, bioenergia, energia eólica e hidroelétrica. Os dados estão no Renewable Energy and Jobs – Annual Review, elaborado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), localizada nos Emirados Árabes Unidos.

Em sua quinta edição, o relatório foi lançado na Reunião do Conselho da Irena, no ano passado, em Abu Dhabi, e revela que o total de pessoas empregadas no setor, inclusive em grandes hidrelétricas, ultrapassou pela primeira vez a marca dos 10 milhões.

Para a agência, o mercado de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador entre todas as tecnologias de energia renovável e responde por cerca de 3,4 milhões de empregos, quase 9% a partir de 2016, depois de atingir um recorde de 94 gigawatts (GW) de instalações em 2017. A previsão é que a China tenha dois terços dos empregos no ramo de energia solar fotovoltaica, o que equivale a 2,2 milhões e representa 13% de expansão em comparação ao ano anterior.

As vagas de trabalho estão distribuídas nas áreas de planejamento, produção e instalação dos equipamentos, e podem ser ocupadas por profissionais formados em gestão ambiental, engenharia elétrica, entre outros cursos. Existe a possibilidade de atuar também no controle de eficiência das novas fontes energéticas, em uma rede hoteleira ou condomínio.

De acordo com a Irena, organização intergovernamental com mais de 170 membros e que que apoia os países em sua transição para um futuro energético sustentável, o Brasil, os Estados Unidos, a Índia, a Alemanha e o Japão continuam sendo os principais empregadores do segmento de energia renovável no mundo. Representam mais de 70% de todas as vagas no mercado global e, juntos, respondem por cerca de 90% dos empregos em energia solar fotovoltaica. A China, sozinha, concentra 43% das oportunidades de trabalho.

O estudo mostra ainda que a energia renovável tornou-se base do crescimento econômico mundial em tecnologias de baixo carbono, devido ao crescente número de empregos gerados neste ramo. Países que possuem políticas e estruturas regulatórias de incentivo para o setor conquistam maiores benefícios sociais, econômicos e ambientais.

A energia solar fotovoltaica é uma das fontes que mais gera empregos diretos e indiretos. Segundo o Greenpeace, os postos de trabalho criados são na cadeia de produção e instalação dos sistemas solares. Até mesmo a microgeração distribuída gera grandes oportunidades no mercado mundial. Pequenos sistemas fotovoltaicos instalados de 20 megawatts (MW) empregam cerca de 600 pessoas. Esse número pode se multiplicar com a instalação das usinas solares contratadas nos leilões: uma usina solar de 1 GW cria aproximadamente 3 mil empregos.

A agência Irena calcula que a economia global pode gerar até 28 milhões de empregos no ramo de energia renovável até o ano de 2050.


Mercado de trabalho brasileiro

Diversos fatores influenciam o crescimento da geração de energia renovável no Brasil. Políticas governamentais, questões geográficas, como a incidência solar, o relevo e a hidrografia, bem como as estratégias de grandes empresas determinam como o país vai lidar com as fontes energéticas alternativas.

Em 2017, havia no país 893 mil vagas para profissionais que atuam com produção, geração e distribuição de energia renovável, com exceção das grandes hidroelétricas. Segundo o levantamento da Irena, foram 795 mil oportunidades nos biocombustíveis líquidos, 42 mil em aquecimento solar, 34 mil em energia eólica, 12 mil em pequenas hidroelétricas e 10 mil em energia solar fotovoltaica.

Quer entrar no mercado de trabalho que mais cresce no mundo? Inscreva-se no curso de Energia Solar da PHB Solar.

 

PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis.

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php