Como se tornar um instalador fotovoltaico

Como se tornar um instalador fotovoltaico

Para quem busca novas oportunidades profissionais, uma boa opção é se qualificar na área de energia solar. A expectativa é de que este tipo de sistema energético crie projetos que podem resultar em pelo menos 100 mil novos empregos até 2020. Só este ano, as usinas solares instalaram uma capacidade de cerca de 3,3 gigawatts (GW) no país, para suprir a demanda por sistemas de energia limpa e renovável, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Muitos fatores contribuem para a alta no crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil. Entre os principais motivos estão o valor reduzido dos painéis solares, os incentivos fiscais e o interesse na produção de energia sustentável. Pesquisas apontam que este mercado deve continuar se desenvolvimento nos próximos 10 e 15 anos.

De todas as profissões existentes no mercado nacional de energia solar, a de instalador fotovoltaico é uma das mais requisitadas no momento. Isso porque uma instalação necessita de dois instaladores atuando ao mesmo tempo.

Mas para exercer atividade no setor de instalação de energia solar é imprescindível fazer um curso especializado em tecnologia fotovoltaica, oferecido por empresas do ramo, como a PHB Solar.

Pioneira na área e reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços, o curso da PHB Solar habilita o profissional para a instalação de painéis solares em residências, indústria e comércio, contemplando desde projetos simples até os mais complexos.

O primeiro passo da instalação é a montagem da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos, que convertem os raios do sol em energia. Elas podem ser de diferentes tipos e variam de acordo com o objetivo de cobertura onde será instalado o sistema. A estrutura deve ser nivelada e fixada na superfície da instalação. Em seguida, os módulos são alinhados e fixados, de acordo com as normas vigentes no país.

Para se destacar neste mercado é importante cumprir à risca os prazos determinados para a entrega do projeto. Junto com um serviço de qualidade, o cumprimento dos prazos faz com que o cliente fique totalmente satisfeito e indique o profissional a outras pessoas. É essencial também que o instalador fotovoltaico se mantenha sempre atualizado sobre o mercado, novos equipamentos e dados econômicos.

Capacitação profissional

A tecnologia fotovoltaica exige conhecimentos específicos para que o instalador esteja capacitado a aplicar as boas práticas de instalação exigidas pelo mercado. Estas práticas visam garantir a segurança tanto do instalador quanto da instalação realizada.

Na hora de escolher o seu curso, lembre-se de optar por um treinamento prático, no qual possibilite manusear as ferramentas e simular todas as etapas de instalação em um sistema fotovoltaico.

Uma excelente alternativa para se tornar um instalador fotovoltaico é o treinamento da PHB Solar. Seu curso conta com profissionais altamente qualificados, aulas dinâmicas e inovadoras, elaboradas de acordo com as exigências do mercado para a melhor formação de instaladores de sistemas de geração elétrica com fonte solar fotovoltaica.

O treinamento técnico da PHB Solar aborda os seguintes temas: teoria e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, teoria e dimensionamento dos inversores PHB, dimensionamento e soluções das estruturas PHB para sistemas fotovoltaicos, normas brasileiras e documentação para legalização junto às concessionárias, procedimento para correta instalação do arranjo fotovoltaico e treinamento dedicado para startup dos inversores e sistemas de monitoramento PHB.

Quer se tornar um inversor fotovoltaico e ter sucesso na profissão? Inscreva-se já no curso da PHB Solar.


PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis.

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php