Como funciona um inversor solar

Como funciona um inversor solar

Você sabe o que é um inversor solar e para que ele serve? Esse equipamento presente em todos os projetos de energia solar fotovoltaica, é responsável por converter a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA). Podemos dizer que o inversor solar é praticamente um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico.

É também o inversor solar que garante a segurança de todo o sistema, pois realiza o monitoramento e otimiza a energia produzida.

Mas então como funciona um inversor solar?

O inversor solar tem o formato de uma caixa metálica com alguns botões, porém em seu interior existem muitos componentes. Esse processo de converter CC em CA consiste em proporcionar, logo na saída do inversor, uma tensão ou corrente alternada. E para isso, é utilizada uma corrente ou tensão contínua para alimentar essa saída.

 

Durante o processo, o equipamento conta com interruptores ou chaves eletrônicas, que podem ser transistores do tipo IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada), IGCT (Portão Integrado Controlado) ou MOSFET (Transistor de Efeito de Campo Metal – óxido – semicondutor).

 

Dependendo da finalidade do inversor solar, ele pode ser fixado em diversos locais. Em uma residência, ele costuma ser colocado perto do quadro de luz, próximo aos módulos fotovoltaicos. Já em mini distribuidoras comerciais e industriais, pode ser construída uma sala somente para abrigar o aparelho.

Como escolher um inversor solar confiável?

Geralmente, todo inversor solar é bastante confiável, porém há muitas dúvidas sobre o seu uso correto. Para ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade, é importante prestar atenção em algumas características como:

 

  • Eficiência do equipamento: o inversor solar deve ter um alto grau de eficiência para economia de energia para sua casa ou empresa. O mínimo aceitável deve ser de 94%.
  • Padrão de proteção: um inversor é considerado seguro se seguir as recomendações NBR IEC 60529. Nela são estabelecidos os graus de proteção para revestimentos de equipamentos elétricos, conhecidos como códigos IP. Apesar de a instalação do padrão depender do local em que será instalado o sistema, o mínimo recomendado é o IP55.

PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis. 

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php