Como empreender no mercado de energia solar

Como empreender no mercado de energia solar

Nos últimos anos, ao contrário da perspectiva negativa da economia nacional, o mercado de energia solar fotovoltaica apresenta enorme potencial de crescimento. Por isso montar um negócio próprio nessa área pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja fugir do desemprego, ganhar mais que trabalhando como funcionário ou aumentar os lucros. O investimento inicial em energia renovável pode ser baixo e muito lucrativo, visto que se tornou um ramo que tem muito a ser explorado no país.

Para empreender neste segmento é fundamental aprender primeiro os conceitos da tecnologia fotovoltaica, conhecer a legislação sobre energia solar, identificar os principais concorrentes e os potenciais parceiros e fornecedores. Nunca comece um empreendimento sem dominar as características do mercado. E o mais importante: sua empresa precisa estar dentro da sua faixa de investimento.

 

Existem diversos cursos presenciais no mercado, como os oferecidos pela empresa PHB Solar, líder em soluções tecnológicas para energias renováveis. O treinamento técnico possui profissionais altamente qualificados, aulas dinâmicas e inovadoras, elaboradas de acordo com as exigências do ramo para a melhor formação de instaladores de sistemas de geração elétrica com fonte solar fotovoltaica.

Saber elaborar projetos de energia solar e fazer instalações fotovoltaicas é imprescindível para começar a entender bem sobre o assunto e ter certeza que é isso que quer fazer da sua carreira. Somente dessa forma é possível se destacar neste mercado.

Outro ponto importante também é se informar a fundo sobre a lei que regulariza a conexão à rede de sistemas fotovoltaicos. Você vai precisar conhecer as regulamentações 482/12 e 687/15, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Depois disso, o próximo passo é identificar quem são os possíveis clientes do setor e entender as suas necessidades, com muito foco e pesquisa. A maioria deles se divide em indústrias, comércios residências.

Mas se você já tem clientes em outras áreas e deseja expandir os seus negócios para energia solar, existe a possibilidade de entrar no ramo aos poucos, oferecendo projetos aos seus clientes.

Ao constatar que alguns deles têm real interesse em fechar um projeto, basta realizar uma parceria com alguma empresa do setor, sem grandes riscos e gastos. Essa união pode ser muito benéfica no início, antes de resolver entrar com força total no mercado e investir em equipe, equipamentos, veículos, escritório, entre outros custos.

Para quem pretende montar seu próprio escritório, o ideal é escolher um distribuidor grande para fornecer tudo o que for necessário para fazer as instalações: painéis solares, inversores, estrutura de fixação e materiais elétricos. Mas não se esqueça que se você não é engenheiro, vai precisar contratar um profissional de engenharia elétrica para elaborar e assinar o projeto de instalação.

O lucro de uma empresa de instalação de energia solar vai depender da região em que ela atua e do porte dos clientes conquistados. Algumas empresas apresentam R$ 50 mil de faturamento, podendo chegar a R$ 1 milhão por mês.

Mercado promissor

 

Um crescimento significativo é esperado na geração de energia solar nacional nos próximos anos. Em 2012, havia apenas uma instalação de energia fotovoltaica ligada ao sistema, agora existem de 40 mil a 50 mil ligações. Nos próximos cinco a dez anos, a expectativa é chegar a um milhão.

A projeção é que a energia solar brasileira saia dos atuais 1% da matriz elétrica para ocupar uma fatia de 32% até 2040, segundo estudo da consultoria Bloomberg New Energy Finance. Só em 2017, o país foi um dos dez que mais acrescentou potência de sistemas geradores fotovoltaicos à sua matriz, totalizando 1,1 gigawatt (GW).

 

A geração distribuída de energia solar alcançou, em 2018, 355 megawatts (MW) de potência instalada, um aumento de 94% em relação a 2017. Já a capacidade instalada chegou perto de 2,5 GW, um salto de cerca de 115% em relação aos 1,15 GW no final de 2017, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

 

O impulso a esta fonte de energia vem tanto das construções de grandes parques fotovoltaicos quanto de instalações menores, em telhados. Os principais fatores que têm acelerado o crescimento das instalações em residências, comércios e indústrias são os altos custos das tarifas de energia nos últimos anos e a queda nos preços dos equipamentos de geração, em sua maioria importados da China.

 

Esse tipo de energia se destaca como sendo uma das principais alternativas na geração de energia no mundo, as empresas de olho nesse mercado se antecipam buscando segurança energética em seus negócios e outras veem um potencial enorme de ganhos com a expansão desse mercado, com poucas opções para atender a enorme demanda do setor.

 

Quer investir no mercado de energia solar? Entre em contato com a PHB Solar e conheça nossas opções em sistemas fotovoltaicos.

 

PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis.

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php