A matriz energética do planeta deve ser 40% fotovoltaica até 2050

A matriz energética do planeta deve ser 40% fotovoltaica até 2050

Durante o Workshop Energia – Energia Solar Fotovoltaica, realizado no final de outubro, na sede da Fiesp, em São Paulo, foi apresentada a estimativa de crescimento da energia solar no mundo.

O evento organizado pelo Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da federação, contou com a presença do vice-presidente e diretor do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da instituição, José Ricardo Roriz Coelho.

 

De acordo com Roriz, o Brasil deve contribuir muito para a segurança alimentar mundial nos próximos anos, assim como para o fornecimento de energia. “Precisamos de conectividade na comunicação e mais oferta de energia. Temos que definir políticas públicas, regulação e rotas tecnológicas para atingir metas”, disse.

 

O diretor da Divisão de Energia do Deinfra, Ronaldo Koluszuk foi o moderador dos debates e destacou que o país está entre as 30 maiores nações com o maior uso de energia solar no mundo. “Podia ser mais, estarmos entre entre as dez, mas temos que ver as coisas sob a ótica das oportunidades”, concluiu.

 

Também esteve presente no workshop Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que destacou o crescimento acelerado no uso dessa matriz no Brasil e no exterior. “No mundo, observamos uma expansão de 100 GW todos os anos”, disse. Ele ainda reiterou que para cada MW instalado são gerados de 25 a 30 empregos.

 

Segundo o presidente executivo da ABSOLAR, até 2050, 40% de toda a matriz energética do planeta será fotovoltaica.  Somente no Brasil, esse percentual deve ser maior do que 50%. “

 

Para o gerente nacional da consultoria DNV GL, Tchiarles Hilbig,  uma era de energia mais limpa e abundante se aproximando. “Estamos vivendo um processo de transição energética”. A partir de 2035, haverá uma mudança na forma como o mundo vai consumir energia quando atingirmos o pico da demanda”, disse.

PHB: Pioneira no setor de energia solar

A PHB Solar é uma empresa que está sempre em busca de inovação e qualidade.

Sabemos que a instalação de um sistema fotovoltaico é fundamental para a diminuição dos gastos com a conta de energia, porém ele só será eficaz se os equipamentos utilizados forem de qualidade. E isto você pode encontrar na PHB Solar.

Considerada há anos líder de mercado no segmento de energia solar, a PHB oferece as melhores soluções tecnológicas para todos aqueles que desejam aderir ao uso de energias renováveis. 

Se você quer saber mais sobre o setor de energia solar e suas vantagens, entre em contato conosco através do nosso site https://www.energiasolarphb.com.br/contato.php