Você sabe o que é aterramento solar?

aterramento solar
aterramento solar

Que a energia solar fotovoltaica está em alta e tem se tornado uma das melhores opções de fornecimento de energia tanto para residências quanto para indústrias, todo mundo já sabe. Afinal, além de reduzir os custos na conta de luz e não emitir gases nocivos para o meio ambiente, as peças do painel solar ainda podem ser recicladas ao final do uso. Demais, não é?! Sabemos que você já está por dentro de tudo isso, mas você sabe o que significa o termo aterramento solar?!

 

Como funciona o aterramento solar

O aterramento é uma instalação de segurança, que joga as descargas de energia ou as sobrecargas do sistema de energia no solo, como, por exemplo, um para raio. Ele é extremamente necessário para proteger o equipamento de descargas de energia, evitando sobrecargas; para impedir que o equipamento sofra tensões elevadas e também para manter a segurança do técnico que fará a instalação. Deste modo compreende-se que o aterramento solar deve ser o primeiro passo para haver a instalação das placas de energia solar fotovoltaica, uma vez que é necessário fazer a conexão direta de todas as partes metálicas da estrutura que não são energizadas a um sistema de aterramento.

 

Por que contar com um aterramento solar?

O aterramento solar é extremamente importante para proteger os sistemas de geração fotovoltaica. Para que eles alcancem a vida útil equivalente há 25 anos é necessário que os equipamentos estejam em perfeitas condições.

Como comentamos rapidamente acima, o aterramento solar é muito importante para evitar incêndios, portanto ele contribui para minimizar a possibilidade de destruição do equipamento de energia solar fotovoltaica e ainda ajudar a evitar que as pessoas que tenham instalem o sistema solar fotovoltaico se machuquem com um choque, por exemplo.

Quais são as peças que um aterramento solar possui?

As peças utilizadas no processo de instalação de um aterramento solar são basicamente: clips de aterramento, inter clamp e jumper de aterramento. Todas essas peças precisam ser de extrema qualidade, já que por elas passará uma condução elétrica muito grande.

 

 

Quem é a PHB Solar?

A PHB Solar está no mercado de energia limpas a mais de 20 anos, sendo considerada referência no mercado, utilizando o alumínio anodizado nos seus produtos, que é uma exclusividade da empresa.

A instalação dos equipamentos de energia fotovoltaica da PHB é fácil e com alta durabilidade, atendendo telhados, superfícies planas (lajes), solos e áreas de estacionamentos. Venha ser um parceiro da PHB Solar e ofereça aos seus clientes os melhores sistemas de energia solar fotovoltaica do mercado brasileiro.