Entenda como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica

como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica

A geração de energia solar fotovoltaica está tendo um boom de crescimento no Brasil, houve crescimento de mais de 70% a capacidade de geração nos últimos dois anos, e cerca de 90% das unidades de painéis solares foram instalados neste mesmo período.

Todos conhecem os benefícios dos painéis de energia solar fotovoltaica, como a redução dos custos que ela proporciona e o baixo impacto ambiental, e sabem também que é uma fonte de energia renovável e limpa. Mas você sabe como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

Materiais do Painel Fotovoltaico

Um painel de energia solar fotovoltaica é composto por uma moldura de alumínio, uma camada de vidro especial, uma de película encapsulante EVA, uma de células fotovoltaicas, mais uma de película encapsulante EVA, um backsheet (fundo protetor) e por fim uma caixa de junção. Confira agora passo a passo de como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica.

Funcionamento do sistema de energia solar

Primeiro o painel solar reage com a luz do Sol e produz energia, fotovoltaica, elétrica. Os painéis solares que estão instalados no telhado do imóvel ou no chão, são conectados uns aos outros e, depois, conectados ao Inversor Solar.

Então, o Inversor Solar converte as correntes continuas, da energia solar dos painéis fotovoltaicos, em corrente alternada, que é a energia elétrica tradicional para ser utilizada no imóvel, com TVs, Computadores, Eletrodomésticos e quaisquer outros equipamentos elétricos. Após isso, a energia sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” do imóvel, e é distribuída pela casa utilizando a fiação já existente, não sendo necessário a instalação.

O excesso de eletricidade produzido pelos painéis solares de energia fotovoltaica volta para a rede elétrica através do relógio de luz. Esse relógio é o responsável por medir a energia da rua que é consumida quando não há Sol e, a energia que é gerada em excesso quando há presença de muita incidência solar é injetada na rede da distribuidora.

Essa energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias”, e é recomendado consultar a distribuidora de energia que fornece a luz para o imóvel. Esse mecanismo todo é o que permite a redução de custos! Os benefícios só serão obtidos utilizando um equipamento moderno e de alta qualidade, como os produzidos pela PHB Solar.

A PHB SOLAR

A PHB Solar atua há mais de 30 anos em São Paulo com energia solar fotovoltaica, sendo referência no mercado de energias limpas. A estrutura instalada pela PHB Solar é feita em alumínio 100% anodizado, o que garante uma vida útil de mais de 25 anos e tendo o melhor custo-benefício do mercado.

A PHB patrocina eventos na área de energias limpas e patrocina diversos projetos sociais, como a instalação de energia fotovoltaica em colégios públicos que não podem arcar com as despesas da instalação, sendo referência no mercado de energia solar brasileiro. Entre em contato conosco e seja um parceiro da PHB Solar!

Garanta que seu cliente tenha as melhores estruturas de energia solar fotovoltaica com a PHB Solar!