Como reduzir o custo de energia em uma empresa?

reduzir o custo de energia em uma empresa
reduzir o custo de energia em uma empresa

A cada ano a conta de energia fica mais cara, ainda mais para as empresas que possuem um consumo mais elevado, você também reparou isso?!

 

Além de haver a implantação das bandeiras, que aumentam o custo por kilowatt, há também o risco da oscilação do preço devido às secas que vêm acontecendo no Brasil, já que o volume dos reservatórios das hidrelétricas abaixa durante este período.

 

Se você está à procura de dicas para reduzir o custo de energia da sua empresa, siga lendo este conteúdo com a PHB e tome nota das dicas a seguir.

 

 

Ilumine o ambiente

 

 

Há diversas maneiras de iluminar um ambiente sem necessariamente utilizar energia elétrica. Uma boa dica é pintar as salas da sua empresa de cores claras e optar por móveis também de cores claras para a decoração. Esse truque é uma ótima solução, pois ajuda na difusão da luz. Outro fator que pode contribuir para a redução dos custos é utilizar a luz solar o máximo possível, claro! Então em dias ensolarados tente utilizar a luz solar até às 19h. Abra as janelas da sua empresa e deixe o sol entrar!

 

 

Equipamentos elétricos

 

 

É fundamental verificar todos os equipamentos elétricos da empresa. Tendo a certeza de que os equipamentos não estão danificados você evita o excesso no gasto de energia.

 

 

Aparelhos em curto geralmente consomem muito mais energia do que o normal, portanto é importante saber o momento certo de trocá-los. Além do mais é recomendado utilizar aparelhos modernos e com o selo Procel A ou B, pois esses garantem alto desempenho com baixo consumo de energia.

 

 

Outra dica é trocar as lâmpadas convencionais fluorescentes por lâmpadas de LED. A lâmpada convencional dura até 8 mil horas, enquanto a lâmpada de LED dura 50 mil horas. Além do mais, enquanto uma lâmpada de LED consome até 8 watts, as lâmpadas convencionais chegam a 60 watts.

 

 

Bons hábitos

 

 

A redução dos custos de energia da empresa se dá a partir de bons hábitos dos funcionários. Portanto é fundamental que todos os empregados tenham a consciência de apagar a luz quando não estiver no local e desligar aparelhos elétricos que não estão sendo utilizados no momento. Outra solução inteligente é a adoção de sensores de presença, que acendem a luz somente quando há alguém no recinto e logo que a pessoa sai a luz apaga automaticamente, não sendo preciso confiar somente na memória. A sua empresa já utiliza esses mecanismo?

 

 

Energia solar fotovoltaica

 

 

Uma modalidade que vem ganhando força no mercado brasileiro é a energia solar fotovoltaica. Com a instalação de painéis solares, a empresa pode ser autossuficiente em produção de energia elétrica. Apesar do custo de instalação ser alto, o equipamento precisa de pouca manutenção, tem vida útil de mais de 25 anos e, se bem planejado, pode chegar a zerar a conta de luz da empresa. Sem contar que é uma escolha ambientalmente responsável, pois a energia elétrica é uma energia 100% limpa, não emitindo gases poluentes na sua geração e nem prejudicando a fauna e a flora do local.

 

 

A PHB Solar

A PHB Solar está no mercado de energia limpas a mais de 20 anos, sendo considerada referência no mercado, utilizando o alumínio anodizado nos seus produtos, que é uma exclusividade da empresa.

A instalação dos equipamentos de energia fotovoltaica da PHB é fácil e com alta durabilidade, atendendo telhados, superfícies planas (lajes), solos e áreas de estacionamentos. Venha ser um parceiro da PHB Solar e ofereça aos seus clientes os melhores sistemas de energia solar fotovoltaica do mercado brasileiro. Entre em contato conosco e seja nosso parceiro!