Como funciona energia solar fotovoltaica para casas?

Como funciona energia solar fotovoltaica para casas?
Como funciona energia solar fotovoltaica para casas?

A energia solar fotovoltaica funciona basicamente por meio de energia eletromagnética, cuja fonte é o sol. Essa energia pode ser transformada em dois outros tipos: elétrica ou térmica e ambas podem ser aplicadas de maneiras distintas. Mas você sabe como essa energia funciona de verdade?

O sistema de energia fotovoltaica funciona por meio das células solares. Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve os fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar. Essa absorção é possível porque se utiliza materiais semicondutores, como o silício, por exemplo.

Esses elétrons do material iluminado são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Ao contrário do sistema heliotérmico, o sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número baixo de nuvens pode resultar em uma maior produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.

Quais os pontos positivos de optar pelo sistema?

1 – Não é poluente
A energia solar fotovoltaica é totalmente limpa e não polui o meio ambiente durante a sua instalação e uso. É considerada a forma que menos degrada o meio ambiente de todas as energias disponíveis no mercado atualmente no Brasil.

 

2 – A manutenção é mínima
Uma vez instalada, esse tipo de energia conta com manutenções mínimas, já que é limpa e só necessita da instalação de painel fotovoltaico — que é a forma de ter energia durante o processo.
3 – Solução economicamente viável
A colocação dos painéis fotovoltaicos possui custo menor que a instalação de outros meios de energia, além disso, sem manutenção e chances de erro durante o uso dessa energia, o usuário poupa ainda mais dinheiro. Sem contar que todos aqueles que optam pela energia solar fotovoltaica ficam isentos de pagar a conta de luz — pelo menos no que se diz respeito a iluminação.

4 – Chega aonde outros tipos de energia não podem estar
Iluminação é um direito de todos. Mas infelizmente não é isso que acontece no Brasil. Uma parte da população ainda não tem esse meio tão simples para uns. Por isso, a energia fotovoltaica vem sido utilizada por diversos governos no Brasil para suprir essa necessidade básica da população de alguns lugares distantes e de difícil acesso, onde a energia elétrica, por exemplo, não consegue estar e poupa também os custos por meio de linhas de transmissão.

5 – É totalmente viável no Brasil
Como se trata de um país tropical, a energia solar é muito viável no Brasil em praticamente todo o território, principalmente no Nordeste — onde existe a maior parte da população que não tem acesso a esse meio básico.

 

 

Por que utilizar em casas?

Os painéis fotovoltaicos também podem ser instalados em residências, tornando a casa mais sustentável e melhorando o custo da família, por exemplo. Além dessas vantagens citadas acima, contar com energia solar é também fugir de impostos e tarifas cada vez mais altas do Governo.

Para cada família e tipos de casas há diversas opções que as empresas de instalação de placa solar fotovoltaica podem oferecer.

 

 

PHB Solar, empresa referência na área

A PHB trabalha com energia solar e foi a primeira fabricante de inversores solares a ser certificada pelo INMETRO aqui no Brasil. Está pensando em instalar um sistema fotovoltaico na sua casa? Então vá até o nosso site e entre em contato conosco para entender mais sobre a energia solar fotovoltaica e para saber como adquirir os kits fotovoltaicos.